terça-feira, 27 de junho de 2017

Construção de uma Pilha Alternativa para Calcular Comprimento de Onda - Parte II

COMO FUNCIONA A PILHA ELETROQUÍMICA?


¹Eletrólito é toda a substância que, dissociada ou ionizada, origina íons positivos (cátions) e íons negativos (ânions), pela adição de um solvente ou aquecimento. Desta forma torna-se um condutor de eletricidade.
AB A+(cátion) + B-(Ânion)

No experimento, fizemos testes com diferentes substâncias, como Sal de Cozinha (Cloreto de Sódio), Solução Limpa Alumínio (Solução de vários ácidos), Soda Cáustica (Hidróxido de Sódio) e suco de um Limão (ácido cítrico) para determinarmos qual seria o melhor condutor de elétrons em relação a intensidade da tensão elétrica observada e a oxidação dos eletrodos.
Para entender melhor, precisamos de alguns conceitos sobre os tipos de eletrólitos sejam eles ácidos, básicos ou sais e o que acontece dentro de cada ²Célula Eletroquímica e a ³Força Eletromotriz em cada uma delas quando ligadas em série.  

Eletrólito Forte e Eletrólito Fraco

Eletrólito forte é uma substância que está completamente ionizada em solvente. Suas soluções conduzem eletricidade melhor que o soluto puro. Os eletrólitos são oferecidos normalmente por substâncias iônicas ionizáveis. Em nossos experimentos, observamos que o suco de limão mostrou-se um eletrólito forte, como observado na imagem abaixo.
















Entretanto, como usamos o suco puro do limão, não conhecíamos a concentração do mesmo, rapidamente observou-se a oxidação dos eletrodos, formando um Óxido em ambos, entretanto este foi o eletrólito que mais gerou tensão.

Quando utilizamos o limpa alumínio, observamos uma boa tensão elétrica e pouca oxidação dos eletrodos, mas não montamos a pilha em série, como observa-se na figura.














Na nossa montagem original, utilizamos o sal de cozinha (Cloreto de Sódio) como eletrólito base para finalizarmos os testes com o led RGB, pois apresentou baixa oxidação dos eletrodos e uma boa tensão de corrente como pode ser observada da imagem.




































Eletrólito fraco é uma substância molecular que está parcialmente ionizada em solução, ou seja, possui íons livres na solução, assim como possui moléculas, que caracteriza a solução pela pouca condutividade elétrica. O eletrólito fraco e os íons ficam em equilíbrio com moléculas não dissociadas. O exemplo de eletrólito fraco que observamos em nossos testes foi quando utilizamos a Soda Cáustica (Hidróxido de Sódio) como pode-se observar na imagem.


























Não-eletrólito: Se o composto não dissocia em solução. Por exemplo a glicose, etanol, sacarose etc.

Solução eletrolítica

É a solução que contém os íons livres derivados do eletrólito. Quando o eletrólito dissocia parcialmente, estes íons coexistem em equilíbrio com este eletrólito. Devido a existência de íons livres, a solução eletrolítica tem a capacidade de conduzir a corrente elétrica.

Reação espontânea e Pilha de Volta
Reações espontâneas acontecem em células eletroquímicas. 4Pilha é qualquer dispositivo no qual uma reação de oxirredução espontânea produz corrente elétrica. Cátodo é o eletrodo no qual há redução (ganho de elétrons). É o pólo positivo da pilha. Ânodo é o eletrodo no qual há oxidação (perda de elétrons). É o pólo negativo da pilha. Os elétrons saem do ânodo (pólo negativo) e entram no cátodo (pólo positivo) da pilha.

Força Eletromotriz e Potencial de Redução e de Oxidação
Antes de realizar a montagem de uma pilha, é necessário saber qual metal vai perder e qual metal vai ganhar elétrons. Para conseguir responder à esta questão, devemos conhecer o conceito de potencial de redução e o potencial de oxidação.
O potencial de redução e de oxidação são medidos em volt (V) e é representado pelo símbolo .


Onde:

ΔE°=variação de potencial

E° = diferença de potencial (padrão)

E°RED = potencial de redução
E°OX = potencial de oxidação

Padrão: 25°C e 1atm



Pode-se utilizar qualquer uma destas fórmulas, dependendo dos dados que são fornecidos. 

A diferença de potencial pode ser chamada também de força eletromotriz (fem).

Quanto maior o E°RED mais o metal se reduz.

Quanto maior o E°OX mais o metal se oxida.

Em geral, são usadas tabelas com potenciais padrão de redução para indicar se o metal irá se reduzir ou oxidar. 




Veja o exemplo:

E°RED Cu = + 0,34V
E°RED Zn = - 0,76V

a) Qual metal sofrerá redução?
O metal que sofrerá redução é o cobre (Cu) porque possui maior valor, maior tendência a reduzir.


b) Qual o valor da ddp desta pilha ou diferença de potencial?







c) Descreva a reação global dos eletrodos.












PRÓXIMOS PASSOS...

Depois de construir e analisar o funcionamento da pilha eletroquímica, em nossa próxima postagem traremos a correlação entre a os espectros de luz emitidos pelo Led RGB e seus respectivos comprimentos de onda a partir do experimento da pilha alternativa.








 
REFERÊNCIAS
 
1Eletrólito – https://pt.wikipedia.org/wiki/Eletr%C3%B3lito Acesso 26/06/17
²Célula Eletroquímica – https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9lula_electroqu%C3%ADmica
5Portal da Química – http://www.soq.com.br/conteudos/em/eletroquimica/p3.php



















2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Ola Pessoal. A proposta de vcs ficou mto interessante fazendo o elo entre a pilha de volta e a determinação da constante de planck.

    Vcs acham que seria possível variar a ddp utilizando a pilha de volta como fonte?

    Tentaram fazer este procedimento?

    Seria muito legal se conseguissem.

    Assim a fonte de alimentação seria a pilha que eles construirão!

    Neste caso a conexão entre os dois experimentos se faz diretamente.

    Eles estão construindo a fonte de alimentação para o experimento de determinação da constante de Planck.

    Se der certo, podemos tentar fazer uma aplicação em sala de aula e publicar um pequeno artigo deste trabalho. Trata-se de um projeto interdisciplinar por natureza.

    E alem disso teria a complementação com espectroscopia.

    Ficaria muito bacana.

    O q acham de pensar nas dissertações de vcs com propostas de atividades desta natureza?

    Penso que poderíamos amadurece a ideia de trabalhos de dissertação que envolvem duas ou três áreas (ou mais) em que existam propostas de atividades especificas em cada área do conhecimentos e atividades essencialmente interdisciplinar ou multidisciplinar em que se trata o tema conjuntamente?
    Em outras palavras Pesquisas complementares em ensino e aprendizagem de ciências mesmo que vincula, química, física , matemática biologia etc

    Seria algo inovador.. Estou viajando aqui..

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