sábado, 26 de agosto de 2017

Construção de uma Pilha Alternativa para Calcular Comprimento de Onda - Parte III

PALAVRAS INICIAIS...


Anteriormente fizemos uma pilha com materiais de baixo custo que acendia apenas um LED isoladamente. Acesse esse experimento através do link: http://ondadaciencia.blogspot.com.br/2017/06/da-pilha-de-alessandro-volta-ate-o.html.

Porém nossa intenção era ligar um circuito inteiro usando esse experimento da pilha, pois a pilha inicial que elaboramos não fazia o circuito ligar por ter uma tensão muito pequena. Assim, fizemos alguns estudos e chegamos a conclusão que precisaríamos ter uma pilha composta de mais células (entende-se por célula a composição de arruela de zinco, moeda de cobre, tecido e a  solução água com sal).

Testamos então essa ideia e eis que apresentamos a vocês uma pilha feita com material de baixo custo capaz de ligar um circuito inteiro e assim podermos calcular o comprimento de onda das cores do LED RGB (LED que acende nas cores vermelho, verde e azul).


CONSTRUÇÃO DA PILHA COM MATERIAL DE BAIXO CUSTO

1) MATERIAL UTILIZADO

- 10 arruelas de zinco
- 10 moedas de 5 centavos (elas são feitas de cobre)
- 10 pedaços de um tecido que absorva facilmente líquidos
- 100 ml de água
- 3 ou 4 colheres de sal de cozinha
- Um recipiente para fazer a solução
- Multiteste

2) METODOLOGIA

(a) Corta-se o tecido no mesmo formato e tamanho das moedas e arruelas;

(b) Mergulhamos os pedaços de tecido na solução de água com sal













(c) Montar as células na ordem: arruela-tecido-moeda













Observe que montou-se dois montes de 5 células que foram interligadas em série, gerando assim uma tensão elétrica de 4,46 Volts medida pelo multiteste, como mostra a imagem acima.

Para interligar em série foi usado um pequeno fio, removemos suas pontas deixando só o cobre a vista. Em seguida interligamos uma ponta do fio a extremidade com a arruela de um dos blocos de cinco células; e ligamos a outra ponta do fio a extremidade com a moeda de cobre.

3) LIGANDO O CIRCUITO COM A PILHA

Fizemos outro experimento de baixo custo que pode ser acessado no seguinte endereço http://ondadaciencia.blogspot.com.br/2017/08/experimento-com-material-de-baixo-custo.html e o usamos para testar a eficiência da pilha construída com material de baixo custo.

Eis as fotos do experimento funcionando a da pilha:

(a) Acendendo a cor azul do LED RGB



























(b) Acendendo a cor vermelha do LED RGB



























(c) Acendendo a cor verde do LED RGB



























(d) Acendendo as três cores do LED RGB que resultam na cor branca



























4) CALCULANDO OS COMPRIMENTOS DE ONDA

Utilizando o espectroscópio construído também com materiais de baixo (ver passo a passo aqui) podemos ver imagens semelhantes a esta a seguir.
















E a partir dessa imagem podemos encontrar experimentalmente os comprimentos de onda (chamado de lambda) de cada cor visualizada no espectro acima como violeta, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho.

Em uma postagem mais antiga do nosso blog essa demonstração experimental (cálculos). Disponibilizamos a postagem no link: CONSTRUINDO UM ESPECTROSCÓPIO COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO PARA ESTUDAR O COMPORTAMENTO ONDULATÓRIO.


Assim finalizamos essa série "Construção de uma Pilha Alternativa para Calcular Comprimento de Onda" com essa postagem. Dúvidas ou mais informações sobre nossos experimentos deixe seu comentário e e-mail e retornaremos o contato.


REFERÊNCIAS

http://ondadaciencia.blogspot.com.br/2017/06/espectroscopia-luz-e-suas-propriedades.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário